ACER RECEBE, PELA PRIMEIRA VEZ, INSTRUTOR DE BEISEBOL DO JAPÃO
–
A Associação Cultural e Esportiva de Rolândia, pela primeira vez em sua história, recebeu um instrutor de beisebol do Japão. O fato só foi possível, graças a um convênio firmado entre a ACER e a JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.
A JICA é a Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento, que apóia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com sede em Tóquio, no Japão, possui 103 Escritórios Internacionais, distribuídos em vários países. No Brasil, a entidade atua no apoio às Comunidades Nikkeis, Projetos Comunitários e Parcerias Público Privadas.
Neste convênio, cujas tratativas foram iniciadas há mais de 3 anos entre a ACER e a JICA, um voluntário foi enviado à Rolândia e aqui permanecerá por 2 anos, com o propósito de ensinar e promover a prática do Beisebol entre as crianças e adolescentes de nossa cidade. Todas as despesas desse profissional serão custeadas pelo governo japonês (despesas de moradia, alimentação, vestuário, etc).
É importante destacar que, para obter a aprovação no projeto que trouxe o voluntário à Rolândia, a ACER precisou cumprir inúmeros requisitos exigidos pela JICA, incluindo a sua estrutura, o projeto de beisebol para crianças (Legends Kids), a segurança do voluntário, local de residência, entre outros. Ao longo da negociação, Rolândia recebeu a visita de 3 representantes da JICA em períodos diferentes, cujo objetivo foi avaliar a estrutura da ACER e da cidade, a oferta de serviços de saúde e o local da residência do voluntário.
O profissional que foi designado para a nossa cidade é o jovem Taisei Mori, de 24 anos. Natural da província de Fukuoka, ele é graduado em Humanidades Globais e Ciências Sociais pela Universidade de Nagasaki. Já residiu no Canadá e tem habilidades na língua inglesa e chinesa. Durante a sua permanência em nossa cidade, o voluntário ficará sob a responsabilidade dos dirigentes da ACER.
A vinda do voluntário representa um grande marco no projeto Legends Kids – um projeto social da ACER que conta com o apoio da Prefeitura de Rolândia e do Governo Japonês – que vem promovendo a prática do beisebol junto a crianças do nosso município. Taisei Mori chega para ser o principal instrutor do projeto. Atualmente mais de 50 crianças participam do projeto, treinando todos os sábados nas instalações do Campo Nissei (sede campestre da ACER). A maioria dessas crianças estudam em escolas municipais, e não pagam nada para participar do projeto. A ACER oferece toda a estrutura e os equipamentos para a prática do esporte.
Os treinos de beisebol com as crianças – de 7 a 12 anos – acontecem às segundas, terças, quartas, quintas e sábados, no Campo Nissei, na região central de Rolândia. Às segundas e quartas, os treinos ocorrem das 18h às 21h. Às terças e quintas, das 14h às 17h30m. E aos sábados, das 9h às 11h30m e das 14h às 18h. Nenhuma taxa é cobrada dos participantes. Maiores informações sobre os treinos podem ser obtidos com Rony (telefone 98428-2161) ou Maycon (telefone 99840-0178).