Este dia 30 de setembro de 2020 tem um importante significado para a comunidade nipo-brasileira de Rolândia e para todos aqueles que admiram a cultura japonesa: nesta data, a ACER – Associação Cultural e Esportiva de Rolândia – completa 85 anos de fundação.
No ano de 1935, com a missão de manter a tradição japonesa – incluindo a cultura, o folclore, as danças e as práticas esportivas, as primeiras famílias de imigrantes japoneses que chegaram à Rolândia uniram-se para criar, no dia 30 de setembro, uma associação, com a presença de 13 associados. Esta data é considerada oficialmente a data de fundação do que é hoje a Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER).O primeiro presidente foi o Sr. Bunroku Yoshikawa, eleito por unanimidade.
Ao longo dessas mais de oito décadas, a ACER sofreu algumas mudanças ao longo de sua história: fusões, alteração em sua denominação, entre outros. Mas nunca abandonou seu grande objetivo: manter as tradições e a cultura japonesa trazidos pelos primeiros imigrantes ao nosso país.
A associação possui a sua sede social, localizada à rua Santos Dumont, 737, no centro da cidade, local onde são realizados os principais eventos culturais da entidade, e também a sua sede campestre – conhecida como Campo Nissei – constituída de quadra esportiva, campo de baseball, campo de gateball, campo de futebol suíço, cozinha, churrasqueira, sanitários e um salão.
São oitenta e cinco anos promovendo e participando de eventos que promovem e fomentam os valores e as tradições japonesas – eventos culturais, torneios esportivos, gincanas, apresentações, confraternizações. No calendário anual da associação, alguns eventos se destacam: Engueikai (festival de artes, dança e música), Undokai (gincana cultural e esportiva), Sukiyaki, Shinnenkai (cerimônia em comemoração ao ano novo) e Quermesse (realizado em conjunto com a Igreja Budista), além de vários torneios esportivos (beisebol, softbol, futebol suíço, tênis de mesa).
Por sua diretoria, já passaram inúmeros líderes que sempre se despontaram em nossa sociedade como importantes formadores de opinião – agricultores, empresários, profissionais liberais. Há alguns anos, a associação vem passando por um processo de renovação. Os ocupantes de cargos diretivos são jovens, com visão empreendedora e com muita vontade de inovar, mas sempre respeitando as tradições da cultura japonesa.
No ano de 2018, a ACER foi homenageada pela Câmera de Vereadores de Rolândia, recebendo a Comenda da Ordem do Mérito Roland, a mais importante homenagem concedida pela Câmara de Vereadores a uma entidade de nosso município.
Atualmente quem está à frente da ACER é o empresário Fábio Iwakura, que está na sua terceira gestão como presidente da entidade. De acordo com Iwakura, “comemorar os 85 anos da nossa ACER exige que olhemos para trás e valorizemos todos aqueles que se dedicaram para construir a história da nossa comunidade. Se hoje somos uma associação sólida, atuante e admirada, é graças ao trabalho desses líderes”.
Fábio lembra que a ACER não se resume a uma estrutura física. A ACER é acima de tudo, uma associação constituída de pessoas, onde ele destaca que os associados são o maior patrimônio da entidade. E o presidente conclui dizendo que “não somos uma associação de japoneses. Somos uma associação aberta a todas as etnias que valorizam e que estejam dispostos a se juntar a nós na manutenção e propagação da nossa cultura e dos nossos valores. Todos são muito bem vindos!”